Se você está imaginando uma planta monstruosa, capaz de engolir uma pessoa, como nos desenhos animados, pode tirar isso da cabeça: esse tipo de coisa, caro leitor, não existe. As maiores carnívoras de que se tem notícia são as trepadeiras da espécie Nephentes rajah, que dificilmente chegam a meio metro de altura. Elas são típicas das úmidas florestas da ilha de Bornéu, na Ásia, e se alimentam por meio de um jarro pendurado na extremidade de suas folhas. A espécie vive numa faixa de 1.500 a 2.650 m de altitude e é considerado como uma planta altiplana ou sub-alpina.
N. rajah é a planta mais famosa com armadilhas em forma de jarro gigante, que pode crescer até 35 cm de altura e 18 cm de largura. Esta planta é capaz de beber 3,5 litros de água e 2,5 litros de líquido digestivo, tornando-se, provavelmente, o maior do gênero em volume. Outra característica morfológica do N. rajah é a penhora de folhas peltadas de lâmina e gavinha, que está presente em apenas algumas outras espécies.
A planta é capaz, ocasionalmente, prender pequenos vertebrados e até pequenos mamíferos, como ratos afogados tendo sido enganado nas armadilhas em forma de jarro.
Fontes: Mundo Estranho e Wikipédia Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário