Introdução
As empresas recebem diariamente dezenas de cartas e conseguir que a nossa correspondência, em particular, atinja o alvo definido não é uma tarefa tão fácil como se poderia pensar à primeira vista. É preciso captar a atenção e, por isso, a criatividade é um dos elementos-chave que não deve ser descurado. Está provado que uma elevada percentagem das cartas recebidas pelas organizações nem chega a ser lida. Na maioria dos casos, o esforço, tempo e dinheiro despendido acaba por não corresponder ao objectivo pretendido. A feroz concorrência que domina atualmente o mercado obriga a uma originalidade na apresentação e na linguagem de forma a captar a atenção do destinatário.
Passo 1 - Escolher a linguagem correta de uma carta
O que deve fazer
O tom utilizado numa mensagem comercial deve ser:
· Simples, mas não coloquial. Evite cair no erro do excesso de confiança. A carta é um meio de transmitir uma mensagem que substitui a presença física dos interlocutores. Se na presença física se utiliza um tom mais pessoal, na carta deve fazer-se o mesmo;
· Original: A originalidade é essencial para seduzir o interlocutor. A linguagem utilizada deve ter a capacidade de surpreender o destinatário. É importante criar uma empatia imediata com o receptor da missiva;
Além disso, é indispensável:
· Ter o cuidado de verificar sempre se não existem quaisquer erros ortográficos ou gralhas;
· Usar palavras com força que deem a ideia de ação;
· Rever os textos de forma a evitar a repetição de ideias e retirar frases ou adjetivos desnecessários que apenas retiram clareza ao texto;
E é correto escrever:
· Damos seguimento à sua carta...
· Espero a sua resposta...
· Agradeço...
· Juntamos...
· Espero...
· Acuso a recepção...
· Saudamo-los atentamente...
Não se esqueça de usar a pontuação para dar força às ideias.
Recorde ainda uma ideia-chave a não esquecer: O tom de escrita deve soar positivo e confiante. O leitor deve sentir-se motivado com a mensagem transmitida para que sinta vontade de o contactar em seguida para o conhecer melhor e aos pormenores do projeto que pretende expor.
O que não deve fazer
Evite a utilização de expressões qualificativas tais como: atenta, amável, grato, cordiais e sinceros. O interlocutor poderá pensar que o está a adular para obter qualquer coisa;
Evite o uso frequente do gerúndio, um erro frequente na linguagem comercial; assim é incorrecto escrever:
· Dando curso à sua carta...
· Esperando a sua resposta...
· Dando-lhe os mais expressivos agradecimentos...
· Juntando à presente...
· Ficando à espera...
· Acusando a recepção...
· Saudando-os atentamente...
Para que uma carta ganhe eficácia deverá ter o cuidado de não cair nos seguintes erros:
· Excesso de familiaridade: ao tentar escapar à rigidez e excesso de formalidade não caia no erro oposto. Mesmo que conheça o destinatário, lembre-se que a correspondência poderá ter que ser lida por terceiros;
· A verbosidade e a adulação: a primeira esconde o verdadeiro conteúdo da carta, enquanto a segunda provoca uma rejeição instantânea do leitor. Seja sincero e direto mesmo quando a mensagem é desagradável;
· Vocabulário vulgar ou limitado: é preciso aprender a distinguir entre linguagem popular e vulgar. Uma expressão popular poderá enriquecer a mensagem, mas uma carta repleta de frases comuns poderá ter um efeito negativo. Em caso de dúvida é preferível abster-se de utilizá-la.
· Excesso de confiança: nunca antecipe a atitude do leitor. Frases como "agradecemos antecipadamente", "sabemos que podemos contar convosco", "estou seguro de que..." impõem um critério ou uma decisão ao leitor.
· Mencionar a sua exclusiva conveniência: evite mencionar o que lhe convém a si, dando sempre ênfase ao que pode interessar ao leitor.
Passo 2 - Estruturar a carta
· Cabeçalho: deve conter a informação básica sobre a sua empresa:
· Logótipo (optativo)
· Nome completo da empresa
· Breve identificação da atividade (consultoria, fornecimento de serviços de telecomunicações. . . )
· Morada
· Contactos (telefone, fax)
· Data: escreve-se exatamente por baixo do cabeçalho
· Dados do destinatário: Escrevem-se à esquerda da folha:
· Nome
· Título ou cargo
· Morada
· Assunto: Neste ponto deve incluir-se uma breve alusão ao assunto da carta.
· Saudação: escreve-se sempre à esquerda.
· Corpo da carta
· Despedida: tanto pode escrever-se à direita como à esquerda e compõem-se:
· do nome completo da pessoa que escreve,
· do seu título ou cargo,
· da assinatura: sempre feita à mão, imediatamente a seguir à despedida.
Passo 3 - Escrever a carta
· Como iniciar uma carta: No primeiro parágrafo deve fazer uma breve e incisiva exposição sobre o motivo que o levou a enviar a correspondência. No caso de se tratar do fornecimento de um novo produto ou serviço explicar do que se trata e a que tipo de cliente se dirige.
· O desenvolvimento da mensagem: Este é o espaço destinado a uma explicação mais detalhada sobre as razões que o levaram a escrever a carta dando todas as informações específicas para que o leitor compreenda o seu propósito:
· Explique as vantagens do serviço/produto/projeto que está a promover.
· A sua carta terá mais sucesso se focar os aspectos positivos e não os negativos, pois a maioria das pessoas reage melhor a ideias positivas do que a ideias negativas:
· Dê mais ênfase ao "É" do que ao "Não É";
· Diga que a empresa "Pode" e "Irá fazer" e não que "Não pode";
· Comece com ação e não com pedidos de desculpa ou explicações;
· Evite expressões que transmitam factos desagradáveis;
· Se tiver que dar más notícias, coloque-as em segundo plano (ou no fim dos parágrafos), em relação às boas notícias (que devem ficar em locais de destaque);
· Conceda mais espaço para as boas notícias e menos para as más notícias.
· Não se esqueça de esclarecer de que forma é que o destinatário poderá entrar em contacto consigo ou responder à sua missiva.
· Como terminar a carta: Tal como a introdução, o último parágrafo não deverá ultrapassar as quatro ou cinco linhas. É importante agradecer ao leitor o tempo que despendeu com a leitura da sua carta e deve funcionar como um convite para que destinatário o contacte com brevidade.
· Erros a não cometer:
· Repetições: o excesso de explicações cansa e incomoda, além de tornar a carta, desnecessariamente, muito mais longa;
· Parágrafos demasiado longos e palavras rebuscadas: sem cair num estilo minimalista procure que os seus parágrafos sejam breves e diretos;
· Ideias-chave para uma carta eficaz:
· Não deve exceder uma página. A mensagem tem que ser a mais breve, clara e direta possível para não dar lugar a equívocos e evitar o enfado do destinatário.
· A carta deve estar dirigida a uma pessoal específica. Se não conhecer ninguém na empresa, telefone a perguntar o nome e a função.
· Escreva uma introdução apelativa. Não se esqueça das três funções básicas de uma abertura: convidar, informar e seduzir.
Passo 4 - Escolher o papel apropriado
Sempre que alguém abre o correio depara com uma infinidade de envelopes de todas as cores e feitios: papel grosseiro, de qualidade, amarelo, branco, acinzentado ou cinzento pérola com um papel de excelente qualidade. Provavelmente, será este último a ser aberto em primeiro lugar. O objectivo de um papel de qualidade é diferenciar a sua correspondência da dos concorrentes. O destino de grande parte dos sobrescritos com papel de baixa qualidade é o lixo sem sequer serem abertos.
Na escolha do papel verifique se é fabricado exclusivamente com madeira e com uma textura desagradável. Neste caso, está perante um papel de fraca qualidade. Se o papel tiver uma elevada percentagem de pano na sua composição, então trata-se do tipo mais adequado para o seu mailing.
Quando escolher o papel dê atenção os seguintes aspectos:
· O tamanho da folha deve ter em conta a dimensão do sobrescrito. A carta dobrada, no máximo em três, deverá caber comodamente no sobrescrito.
· A cor do papel também é importante. Os tons pastel são os mais adequados.
· O grafismo do cabeçalho é primordial, devendo apostar na simplicidade.
Passo 5 - Preencher o envelope
O preenchimento do envelope também está sujeito a certas regras:
· Dados do remetente:
· Colocar no canto superior esquerdo do envelope
· Incluir o logotipo
· Incluir a morada
· Incluir o contacto (telefone, fax)
· Dados do destinatário:
· Colocar no canto inferior direito e incluem:
· Incluir nome e função do destinatário
· Incluir nome da empresa
· Incluir morada
Não se esqueça de verificar se o nome e função da pessoa a quem dirige a correspondência estão correctos. É muito desagradável e perde impacto qualquer carta que contenha um erro desta natureza.
Passo 6 - Dobrar e inserir a carta no envelope
· Utilize o tamanho de envelope comum para cartas comerciais (11x22cm);
· Verifique sempre se a morada da carta coincide com a morada do envelope;
· Verifique se a carta está devidamente assinada;
· Coloque a carta virada para cima sobre a secretária;
· Dobre o terço inferior da folha para cima, tendo o cuidado de verificar se o vinco não fica torto;
· Depois dobre o terço superior da carta para baixo;
· Finalmente, basta inserir a carta no envelope.
Ponto 7 - Avaliar a eficácia econômica de uma carta
Uma carta elaborada para promover um novo produto ou serviço é, geralmente, enviada a um número significativo de potenciais clientes, ultrapassando muitas vezes a centena. Para avaliar se um mailing teve ou não o efeito pretendido deverá:
· Calcular o montante investido no mailing, durante um determinado período;
· Verificar se houve ou não um aumento das vendas nesse período. É preciso ter em atenção que existem muitos factores que poderão estar na base de uma redução das vendas, como por exemplo, o abrandamento econômico de um determinado país ou região, que nada têm a ver com a qualidade da correspondência. No entanto, mesmo nestas situações, uma mensagem agressiva produz sempre efeitos positivos. A carta eficaz promove as vendas;
· Comparar o aumento das receitas com os custos efetuados com o mailing.
Se as receitas compensarem os custos, então a mensagem da carta foi eficaz e o método poderá ser aplicado em futurosmailings. Caso contrário, será necessário repensar o conteúdo da mensagem, a linguagem utilizada e a apresentação gráfica da carta.
Fonte: http://www.pmelink.pt/manuais/administrativo-e-economato/como-elaborar-uma-carta-comercial-com-eficacia
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