quarta-feira, 28 de agosto de 2013

The Purguistory: Por que o tapete das premiações é vermelho?


Porque, desde a Antiguidade, a cor é associada aos nobres e importantes. No Egito antigo, por exemplo, estava ligada ao sangue e ao Sol e representava vitalidade. Em Roma, era utilizada nas vestes reais.
primeira referência específica ao uso de um tapete vermelho está documentada na peça Agamemnon, de 458 a.C., na Grécia antiga: quando retorna da Guerra de Troia, o rei Agamemnon caminha sobre um tapete de bordados dessa cor, privilégio permitido apenas aos deuses. Ao longo da história, diversas empresas passaram a utilizar o recurso para prestigiar os clientes. Em 1902, a New York Central Railroad começou a estender um tapete vermelho para os passageiros entrarem no trem 20th Century Limited. Duas décadas mais tarde, em 1922, o acessório estava presente na primeira première deHollywood: a estreia de Robin Hood, em Los Angeles.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

The Purguistory: Se existe a Nova Zelândia, onde fica a "velha"?

Na região dos Países Baixos, na Europa. Na verdade, esta ilha dinamarquesa, datada de 1300, não leva o "velha" na frente, mas chama-se Zelândia. Junto com a Holanda, eram as duas maiores províncias marítimas dos Países Baixos.



De lá, por volta de 1640, partiram os colonizadores da Oceania. Quando os exploradores aportaram no novo continente, denominaram as duas maiores ilhas como "Nieuw Holland" e "Nieuw Zeeland" (em holandês), em homenagem à terra natal. O nome de Nova Zelândia perdura até hoje, mas, em 1824, a "Nova Holanda" foi renomeada como Austrália.

NOVA DE VERDADE

O prenome do município de Nova Timboteua (PA) não é à toa. Durante as primeiras décadas de 1900, a cidadela paraense de Timboteua se extinguiu devido à estrada de ferro que fora construída lá perto. Anos depois, um novo povoado tomou forma na mesma região e os habitantes decidiram rememorar o nome da cidade fantasma.

HOMENAGENS DISTANTES

Outros exemplos de "novas" cidades e a origem de seu nome.

COLONIZAÇÃO

Os nomes de muitos lugares do continente americano são referência às cidades do Velho Mundo, de onde vieram seus colonizadores.

Cidade - Veio de...
Nova York (EUA) - Yorkshire (Inglaterra)
Nova Orleans (EUA) - Orleans (França)
Nova Friburgo (RJ, Brasil) - Friburgo (Suíça)
Novo Hamburgo (RS, Brasil) - Hamburgo (Alemanha)

SEMELHANÇA

Alguns municípios brasileiros fundados por movimentos migratórios foram nomeados por se parecerem com outras cidades.

Cidade - Veio de...
Nova Maringá (MT) - Maringá (PR)
Novo Progresso (PA) - Progresso (RS)
Novo Horizonte (SP) - Belo Horizonte (MG)

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/se-existe-a-nova-zelandia-onde-fica-a-velha

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

The Purguistory: Por que a semana é dividida em sete dias?


Você já teve a curiosidade de saber por que essa mania com o número sete? Como diria aquela música da Rita Lee, são sete dias da semana, sete notas musicais, sete pecados capitais. E tem muito mais setes por aí. Com relação aos dias da semana, você sabe de onde vem essa divisão numérica? Quem afinal decidiu que seria assim?  
Os povos antigos que começaram a separar a semana em sete dias foram os babilônicos e os judeus. É provável que você tenha estudado – se vai lembrar, já é outra história – que os babilônicos criaram um calendário lunar, o que explica a divisão da semana em sete dias. Cada mês lunar é dividido em vários ciclos que nos permitem ver a Lua da sua forma mais minguante à mais cheia, certo? Cada um desses ciclos dura aproximadamente sete dias.
As fases da Lua não duram exatamente uma semana e é por isso que, por volta do século 6 a.C., tanto babilônicos quanto judeus costumavam ter um calendário com três semanas de sete dias e uma semana de oito ou nove dias, para sincronizar exatamente os dias da semana com as fases da Lua.

O sétimo dia da semana era considerado sagrado, tanto para os babilônicos quanto para os judeus – da mesma forma que muita gente ainda faz. Além disso, os babilônicos também acreditavam que o sétimo dia da semana era um dia de azar e que, por isso, era recomendável ficar em casa, para evitar que qualquer coisa ruim pudesse acontecer.
Os judeus acrescentaram ao calendário o dia sabático, que é uma palavra de origem hebraica e que significa “dia de descanso” – expressão também usada na Bíblia, na descrição da criação do mundo e do descanso divino no sétimo dia. Com o passar do tempo, aquela semana que tinha oito ou nove dias foi passando a ter somente sete, para que tudo ficasse igualzinho e para que o sétimo dia descanso fosse o último da semana.
Essa alteração foi oficializada pelo imperador Constantino, em 321 d.C. Devido à influência do Império Romano, o padrão foi adotado em praticamente todas as regiões o mundo e é mantido até os dias de hoje.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Café com Microtauro: Por que o celular interfere nas caixas de som do computador?

Porque, quando o aparelho está prestes a receber uma chamada, ele emite e recebe ondas eletromagnéticas com uma potência maior. Isso acontece para o celular enviar informações para a estação base, como localização e número (e completar a ligação ou não).

Segundo o físico Cláudio Furukawa, esses sinais atingem o circuito eletrônico da caixa de som, causando uma interferência no alto-falante, onde existe uma membrana que vibra de acordo com a corrente elétrica recebida. É isso que origina os ruídos se o celular estiver perto das caixas. Quando o aparelho está ligado, ele também emite e recebe dados da antena, mas de forma bem mais leve - as ondas aumentam consideravelmente quando se está em uma chamada. Especialmente se a amplitude do sinal estiver fraca (menos barras de sinal no visor do seu telefone), porque o celular precisará aumentar a potência da emissão de ondas. Resultado: maior interferência nas caixinhas de som.