sábado, 16 de fevereiro de 2013

Jornal Purgal: A renúncia de Benedicto XVI

 Nesta segunda-feira 11, o mundo inteiro ficou chocado com uma notícia inédita na história moderna. O Papa Bento XVI, anunciou que irá abdicar ao Trono de São Pedro, ou seja abdicar ao título de Papa. Algo parecido não ocorre à uns 400 anos. Antes de Bento XVI, apenas 22  dos 265 Papas renunciaram ao governo da Igreja Católica Apostólica Romana. O Papa deixará de ser oficialmente chamado Bento XVI às 20:00 (hora de Roma) do dia 28 deste mês. A partir desta data, será conhecido apenas por Sua Eminência o Cardeal Joseph Alois Ratzinger (seu nome de Batismo) ou, segundo alguns estudiosos, Sua Santidade o Papa-Emérito Bento XVI. 
 Às 17:00 horas do dia 28, Bento XVI deixará para trás a Cidade do Vaticano e será encaminhado à residência de verão dos Papas, o Castel Gandolfo. A partir daí, a Igreja Católica ficará sem um " Vigário de Cristo na   Terra ". Este período, entre morte ou renúncia e a eleição de um novo Papa, é conhecido com Sede Vacante, ou período do Trono Vazio, uma referência ao Trono de São Pedro, onde apenas os Papas podem se sentar. Mas então quem governará a maior Igreja do mundo, com mais de 1 bilhão de fiéis?
 Após 10 ou 15 dias da morte ou renúncia de um Papa, o Colégio de Cardeais é convocado para realizar o Conclave ( Conclave significa "Com Chave", restrito. Daí a expressão conchavo ). Os Cardeais com  menos de 80 anos de idade se reúnem  à portas fechadas, na Capela Sistina e votam para escolher um novo Papa. O porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, anunciou hoje, dia 16, que o Conclave poderá ocorrer antes do prazo de 15 dias, pois, segundo ele, o Papa anunciou previamente sua renúncia, e também por que o Domingo de Ramos ( que relembra a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém ) que marca o início da Semana Santa ocorrerá no dia 24 de março ( lembrando que o Conclave mais demorado da Igreja durou 2 anos, 9 meses e 30 dias, entre 29/11/1268 e 01/09/1271 ).
 Não existem candidatos à Papa, portanto qualquer um pode acabar eleito. Mas é claro que existem nomes mais fortes, que são os Cardeais Peter TurksonJohn Tong HonReinhard MarxGeorge Alencherry, Francis Arinse, Timothy Dolan, Marc Oulet, Ginafranco Ravasi, Angelo Scola, Oscar Rodrigues Mariaga, Tarcísio Bertoni, Jorge Begoglio, João Braz de Avis e Odilo Pedro Scherer ( lista segundo o site IC News ).
 Agora, basta esperar para que a Igreja Católica tenha um novo Papa.

Fonte da lista de possíveis Papas: <http://www.icnews.com.br/2013.02.13/colunistas/aroldo-mura/dois-curitibanos-entre-os-papabiles-scherer-e-aviz/>
                                                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário