segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Purgástico: 12 embalagens criativas e inovadoras
Quando você vai ao supermercado, não se sente irresistivelmente atraído por produtos apresentados em embalagens criativas? É claro que o pessoal do marketing sabe muito bem disso e, sempre que possível, inventam “roupas” diferentes para os mais variados produtos, de forma que eles se sobressaiam entre os demais e atraiam a nossa atenção.
O pessoal da agência de publicidade Sopa de Ideias reuniu em um post uma coleção de embalagens criativas com sacadas inovadoras, confira algumas a seguir:
1 – Boa ideia
A garrafinha acima é de uma bebida energética feita à base de uma fruta exótica da China chamada goji, e o nome do produto — “Gloji” — é uma mistura do slogan “The juice that makes you glow” (ou “O suco que faz você brilhar” em tradução livre) e o nome da fruta. Além disso, o formato de lâmpada da embalagem também reflete essa ideia.
2 – Fruta em caixinha
Colocando as embalagens acima ao lado das convencionais, você não juraria que o conteúdo dá a impressão de ser mais natural? Essa foi a ideia do designer que criou as caixinhas — o japonês Naoto Fukusawa —, que acrescentou cores e texturas de frutas naturais aos produtos que ganharam uma aparência hiper-realista.
3 – Pragmatismo
Você já se viu na situação de querer passar manteiga no pão mas não ter nada à mão para fazer isso? O designer coreano Yeongkeun deve ter passado por algo parecido, pois é dele a ideia das embalagens de manteiga descartáveis com tampas em formato de faca.
4 – Partitura
Além de ser feita de papel e não usar plástico, a ideia de apresentar fones de ouvido enrolados de maneira que formem uma nota musical sobre um fundo que traz uma partitura é extremamente simples e tem tudo a ver com o produto.
5 – Queijo “apontado”
Olha que bacana a ideia do pessoal da agência alemã Kolle Rebbe: lápis feitos de queijo que você aponta sobre a comida. A indicação de quantidade vem em centímetros e existem três variedades diferentes para escolher: pesto, chilli ou trufa. Pena que o produto só é comercializado na Alemanha.
6 – Ver para crer
Se você é daqueles que sempre desconfiam dos relógios “à prova d’água”, então a embalagem acima, desenvolvida pela agência alemã Scholz & Friends para a marca suíça Festina, é ideal para você!
7 – Para vampiros
O produto acima, uma bebida energética chamada “Blood” (ou sangue em inglês) comercializada nos EUA, tem a mesma textura, cor e aparência de sangue de verdade, e a embalagem é simplesmente perfeita.
8 – Parece, mas não é
Apesar de parecer uma garrafa de leite, a embalagem acima é de vinho! Desenvolvido pelo pessoal do estúdio romeno Ampro, o objeto foi criado como brinde para seus clientes, especialmente para aqueles que nem sempre podem receber bebidas alcoólicas de presente. No entanto, existe uma pista sobre o conteúdo da garrafa: se você prestar atenção, o reflexo da palavra “Milk” (ou leite em inglês) forma, na verdade, a palavra “Wine” (ou vinho).
9 – Leite verde
A embalagem acima mescla de forma graciosa a ideia de animal x vegetal. Trata-se de uma garrafinha de plástico maleável com tetinhas de vaca, coberta de manchinhas verdes e arrematada com uma folha, perfeita para vender leite de soja.
10 – Cabelo, cabeleira
Mais uma sacada alemã — da agência Olgivy&Mather de Frankfurt —, os personagens acima (o grisalho, o loiro, o ruivo, o moreno e por aí vai) foram desenvolvidos para embalar de forma divertida e bem-humorada os novelos de lã da marca Rellena.
11 - Da natureza
Para destacar a linha de acessórios de cozinha da dinamarquesa Scanwood, a embalagem do produto decidiu dar ênfase à origem dos produtos, feitos de madeira. A haste de cada objeto aparece plantada na grama, com direito a ramificações de raízes. A ideia é dar ênfase ao processo sustentável de fabricação, destacou a empresa. O projeto ainda foi indicado ao prêmio Creative Circle Award.
12 - Para comer
A rede de fast-food Bob’s decidiu distribuir, em dezembro de 2012, embalagens de sanduíches comestíveis em seus restaurantes por um dia em São Paulo. Quem decidiu aparecer por lá nem precisou tirar o papel do hamburguer para matar a fome. A ação “Não precisa se controlar”, criada pela agência NBS, usou ingredientes comestíveis para reproduzir uma imitação do papel branco e vermelho que tradicionalmente é usado para cobrir o sanduíche.
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