sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Purgástico: Papa no Twitter


Papa lança aplicativo e diz que apoia redes sociais e internet
Clique aqui para ver o Twitter do Papa - e aqui para ver a conta em português

O Papa Bento XVI é polêmico em várias opiniões sobre temas da sociedade, mas fãs de internet e redes sociais podem ficar tranquilos: o pontífice é fã de computadores e acredita que a comunicação por meios virtuais é benéfica ao ser humano.
Para Bento XVI, redes sociais e mecanismos de busca em geral “são o ponto de partida para comunicação de muitas pessoas que buscam ideias, informações e respostas”. As conversas no mundo virtual também são apoiadas: segundo ele, elas “demonstram que o ser humano é incansável, não para de procurar pela verdades de alta ou baixa importâncias para oferecer sentido a suas vidas”.
O discurso do Papa ainda conta com sugestões sobre o que fazer na rede: prestar atenção em sites, aplicativos e redes que oferecem tempo para reflexão e questionamentos. Mas não dá para se esquecer da vida real – e, neste caso, as pessoas devem encontrar tempo para ficar em silêncio, orar e espalhar a palavra de Deus.
O Twitter, que Bento XVI começou a usar no ano passado, foi elogiado indiretamente: o pontífice disse que frases curtas, do tamanho de versículos da Bíblia, já podem fazer alguma diferença.

Cada vez mais pop


Papa lança aplicativo e diz que apoia redes sociais e internet 

Aproveitando a onda digital, o Papa aproveitou a ocasião para lançar um aplicativo para smartphones. O "The Pope App" existe para Android e iOS e conta com notícias e vídeos sobre Bento XVI e o Vaticano em geral. O português é um dos idiomas disponíveis.


O Começo da História

Papa Bento XVI posta seu primeiro tweet 
O Papa Bento XVI acaba de inaugurar a sua própria conta no Twitter. Munido de um iPad, o sumo-pontífice passou a uma legião de seguidores as primeiras “bênçãos digitais” via @Pontifex — conforme havia sido prometido anteriormente. A primeira mensagem particular de Bento XVI foi enviada para mais de 675 mil seguidores em territórios de língua inglesa, trazendo o seguinte texto (em tradução livre para o português):

“Caros amigos, eu tenho o prazer de entrar em contato com vocês através do Twitter. Obrigado por suas generosas respostas. Eu os abençoo a todos de coração” (Papa Bento XVI)

A mensagem do Papa representa uma tentativa acentuada da Igreja Católica de se aproximar de fiéis um tanto mais jovens — do tipo que passa boa parte do dia em ambientes online (o que normalmente não se resume ao site oficial da Santa Sé). Embora o próprio Vaticano já possua há algum tempo contas no Twitter, no Facebook e no YouTube, trata-se da primeira vez que o pontífice emite uma mensagem de uma conta particular.

Você dificilmente será seguido pelo Papa


Mas vale esclarecer: embora a primeira mensagem tenha sido emitida diretamente da cúpula da igreja, tweets futuros devem ser enviados por auxiliares — devendo consistir, normalmente, de trechos de sermões de Bento XVI. Além disso, a conta também deve ser utilizada para responder a perguntas de #askpontifex.
Papa Bento XVI posta seu primeiro tweet

Por fim, é bom não alimentar muitas esperanças sobre ser seguido pelo Papa no Twitter. Em comunicado oficial, o Vaticano afirmou: “Ele não seguirá ninguém por enquanto... Ele apenas será seguido”.
O Twitter oficial do Papa Bento XVI (@Pontifex) possui atualmente oito contas diferentes, contemplando oito linguagens distintas.


Fonte: http://www.tecmundo.com.br/twitter/33997-papa-bento-xvi-posta-seu-primeiro-tweet.htm#ixzz2IyukuOOR

            http://www.tecmundo.com.br/internet/35768-papa-diz-que-apoia-redes-sociais-como-instrumentos-de-conhecimento.htm#ixzz2IytwpwV2

Nenhum comentário:

Postar um comentário